sábado, 5 de maio de 2012

A GEODIVERSIDADE - CONCEITOS E VALORES




                        Fotografia aérea do vulcão pico do fogo (Ilha do Fogo - Cabo Verde)                           


       Movimento do derrame das lavas da erupção ocorrida em 2 de Abril de 1995 (ilha do Fogo)

O termo Geodiversidade começou a ser divulgado recentemente, na década de 1990, por geólogos que buscavam estudar a natureza na sua vertente geológica. Não é fácil dizer ao certo quando é que o termo foi utilizado pela primeira vez, mas sabe-se que os primeiros trabalhos foram realizados na Austrália e principalmente no Reino unido, em 1993, aquando da conferência de Malvern sobre Conservação Geológica e Paisagística. (BRILHA, 2005).

Por Geodiversidade, entende-se a variação natural dos aspectos geológicos (rochas, minerais, fósseis); geomorfológicos (formas e evolução de relevo) e do solo. É importante salientar que a Geodiversidade não inclui apenas elementos abióticos na natureza, mas também os bióticos (ARAÚJO, 2005).

AZEVEDO (2007) define a Geodiversidade como a variação litológica das rochas, os processos geológicos, a diversidade dos solos e como as floras estão dispostas na superfície da terra.

Para a Associação Europeia para a Conservação do património Geológico (PROGEO) e para a sociedade Real da Conservação na Natureza do Reino Unido, Geodiversidade consiste na variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos ativos geradores de paisagem (relevo), rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que constituem a base da vida na terra (AZEVEDO, 2007).

A Geodiversidade ainda pode ser definida como o resultado dos processos interativos entre paisagem, a fauna,a flora e a nossa cultura. A geologia determina a distribuição dos habitats, das espécies e dita como o homem organiza o seu aspecto geográfico. Porém, o interesse pela Geodiversidade ainda é diminuta por parte da sociedade, uma vez que os termos geológicos não estão na linguagem quotidiana e são pouco usados por outros profissionais, pelo que torna-se necessário adaptar o vocabulário geológico, conservando o valor científico, à divulgação e conservação.



    Consolidação das lavas esfriadas - parque natural de Chã das caldeiras (ilha do Fogo-Cabo Verde)


GEOCONSERVAÇÃO  - (também designada Conservação do Património Geológico). A sua definição tem sido alvo de alguma controvérsia desde que o termo começou a ser utilizado nos anos 90, não havendo consenso quanto à sua definição.
A Geoconservação é um conceito que constitui uma corrente de pensamento que defende a necessidade de por em prática políticas que defendam a conservação da Geodiversidade com base nos seus valores. (WILSON 1994). O seu principal objetivo é a presevação da diversidade natural (ou geodiversidade) de significativos aspectos e processos geológicos (substrato), geomorfológicos (formas de paisagem) e de solo, mantendo a evolução natural (velocidade e intensidade) desses aspetos e processos. No sentido mais amplo, tem como objetivo a utilização e gestão sustentável de toda a geodiversidade, englobando todo o tipo de recursos geológicos.

SHARPLES (2002) e posteriormente GRAY (2004) sistematizam os valores associados à Geodiversidade (valor intrínseco, cultural, estético, económico, funcional e científico).

A Conservação está diretamente associada aos valores, pois, o homem só conserva quando considera que o objeto a preservar pode ter algum valor.


OS VALORES DA GEODIVERSIDADE

O ato de proteger e de conservar algo justifica-se porque lhe é atribuido algum valor que pode ser de ponto de vista económico, cultural, sentimental, ou outro.
Com objetivo de fundamentar a necessidade de conservação da Geodiversidade, vários autores tentam evidenciar os seus valores e interesses, utilizando sobretudo as propostas de GRAY(2004).

Valor intrínseco: A Geodiversidade deve ser protegida, tendo em conta a sua importancia para a vida na terra. Desta forma, terá um valor intrínseco independentemente da sua maior ou menor valor para o homem.

Valor cultural: O seu valor cultural é conferido pelo homem quando se reconhece uma forte interdependencia entre o seu desenvolvimento social, cultural e /ou religioso e meio físico que o rodeia.

Valor estético: constitui uma atvidade de lazer, pois, é inegável que todas as paisagens naturais possuem algum tipo de valor estético, quer as excursões turísticas, quer os passeios de lazer em família, visam locais onde é possível a observação de paisagens.

Valor económico: o reconhecido valor económico da Geodiversidade é algo mais objetivo e compreesível, pois é óbvio que as rochas, os minerais, os fósseis tenham também o seu valor e a civilização humana sempre dependeu da utilização de materiais geológicos.

Valor funcional: pode ser encarado sob duas perspetivas:
1. o valor da Geodiversidade de caráter utilitário para o homem;
2. o valor da Geodiversidade enquanto substrato para a sustentação dos sistemas físicos e ecológicos na superfície terrstre.

Valor científico: a Geodiversidade apresenta um valor científico na medida em que permite a investigação científica em termos geológicos, possibilita o conhecimento e interpretação da Geodiversidade e a recontruir a longa história da terra.

Valor educativo: permite o contato direto com a Geodiversidade e a formação de geólogos e de outros profissionais que podem ter alguma relação com as ciências da terra.





PATRIMÓNIO GEOLÓGICO - é definido pelo conjunto dos geossítios inventariados e caracterizados numa dada área ou região. Pode ser definido ainda como um georecurso não renovável, que, pelo seu valor cultural, estético, económico, funcional, científico e educativo, deve ser preservado para as gerações vindouras (BRILHA 2005). Neste contexto, importa conhecer as ameaças a que está sujeito; definir as acções que assegurem a sua protecção; implementar medidas de geoconservação e integrar aquelas acções em políticas que promovam, de forma integrada e sustentável, a valorização do património geológico e o seu usufruto por parte das populações. Pode ser ainda considerado como mais uma componente para o desenvolvimento económico dos espaços naturais, permitindo acrescentar a expressão georecurso, entendido como conjunto de elementos, lugares e espaços de valor geológico que atendam ao menos uma das condições: elevado valor científico que justifique protecção/gestão específica; susceptibilidade de uso objetivando incrementar a atratividade sobre uma região.





GEOTURISMO - HOSE (2000), define o Geoturismo como "a provisão de facilidades interpretativas e serviços para promover o valor e os beneficios sociais de lugares e materiais geológicos e geomorfológicos, assegurando sua conservação, para uso de estudantes, turistas e outras pessoas com interesses recreativos ou lazer". A base de desenvolvimento do geoturismo é a valorização do património geológico como principal atrativo turístico, exercendo suporte para atividades de educação ambiental (interpretação) e divulgação desse património para a população e para os visitantes.

 RUCHKYS (2007) define como: "um segmento da atividade turística que tem o património geológico como seu principal atrativo e busca a sua protecção por meio da conservação de seus recursos e da sensibilização do turista, utilizando a interpretação desse património, tornando-o acessível ao público, além de promover a sua divulgação e o desenvolvimento das ciências da terra.

O Geoturismo interfaceia com diversas outras vertentes do turismo de natureza, mas, por seu caráter educativo, exige uma boa preparação, que inclui não apenas o nível de informação a ser passado, mas também a linguagem a ser usada.






GEOPARQUE - (um outro modo de entender a Conservação da Natureza): é uma área com expressão territorial bem definidos, que possi um notável Património Geológico, associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável. Assim, o Geoparque integra um número significativo de sítios de interesse geológico que, pelas suas peculiaridades ou raridade, apresentam valor ou relevância científico, educativo, cultural, económico, turístico, cénico ou estético e paisagístico. Estes locais podem, também, possuir outros motivos de interesse e valor ecológicos, históricos e culturais, parques temáticos e outras infra-estruturas afins, que deverão estar ligados em rede. Um Geoparque, dada a sua natureza, deverá cumprir com objetivos de Conservação; Educação e Desenvolvimento Regional.

Apesar de caráter fundamental que desempenha, um geoparque é tanto mais rico quanto mais conseguir agregar outros tipos de património, tanto a nível da biodiversidade, como a nível cultural. Localizado normalmente em zonas rurais, os geoparques baseiam parte da da sua estratégia de gestão no geoturismo e na promoção dos valores culturais.

BIBLIOGRAFIA
BRILHA, J., 2005. património geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. palimage (Ed), viseu; 190P.;

GRAY, M., 2004. Geodiversity. Voluing and Conserving Abiotic Nature. John Wiley & Sons Ltd (Ed), WK; 434p.

PEREIRA, D., J. BRILHA e P. PEREIRA, 2008. Geodiversidade: valores e usos: Universidade do Minho, Braga; 15p.

Delegação do Ministério do ambiente e agricultura na Ilha do Fogo

http://www.polemikos.com/?p=626
http://www.apdr.pt/congresso/2009/pdf/Sessão%2033/168A.pdf
http://www.dct.uminho.pt/mest/pgg/docs/tese_alfama.pdf
http://www.cogumelolouco.com/as-mais-lindas-cachoeiras-pelo-mundo-25-imagens/

Sem comentários:

Enviar um comentário