quinta-feira, 17 de maio de 2012

AMEAÇAS À GEODIVERSIDADE & ESTRATÉGIA DE GEOCONSERVAÇÃO


AMEAÇAS À GEODIVERSIDADE

A subsistencia da espécie humana, com os atuais padrões de vida de uma sociedade industrializada, obriga à utilização da geodiversidade e, em alguns casos, à sua destruição.
A maior parte das ameaças à geodiversidade advém direta ou indiretamente da atividade humana. Neste aspecto, não existem grandes diferenças no que respeita às ameaças para com a geo ou a biodiversidade.

A geodiversidade encontra-se ameaçada a diversas escalas e em graus distintos:


EXPLORAÇÃO EXCESSIVA DE RECURSOS GEOLÓGICOS

As atividades de exploração dos recursos minerais conduzem, inevitavelmente, a uma destruição da parte importante da geodiversidade. A obtenção dos mais variados materiais geológicos para sua posterior utilização pelo homem, e consequentemente impacte na geodiversidade, constitui um preço a pagar pelo nível de desenvolvimento e conforto de que as sociedades industrializadas usufruem.

As atividades de exploração de recursos minerais podem constituir uma ameaça à geodiversidade a dois níveis:

          I - Ao nível da paisagem: as explorações a céu aberto em particular, quando não são implementadas estratégias minimizadoras dos impactos que afetem de modo negativo, a paisagem natural da região onde estão implementadas.

         II - Ao nivel do afloramento: a atividade extrativa pode consumir objetos geológicos, como fósseis ou minerais, de valor científico, pedagógico ou outros. Pode igualmente danificar ou destruir formações e estruturas rochosas que tenham, por alguma razão, um valor particular (por exemplo, a destruição de cones vulcânicos).






DESENVOLVIMENTO DE OBRAS E ESTRUTURAS

Praticamente todas as grandes obras induzem impactos negativos sobre a geodiversidade. Desde a abertura de vias de comunicação, passando pela construção de barragens ou de edifícios de grande envergadura, são variados os tipos de intervenções que podem constituir ameaças à geodiversidade.
A recente construção de barragem de Poilão em Cabo Verde é um claro exemplo, pela alteração radical da paisagem, pela ocupação dos solos, pelas modificações induzidas no clima local e consequente influência na fauna e flora. 

Nas sociedades industrializadas, a produção diária de resíduos atinge proporções assustadoras. As antigas explorações mineiras a céu aberto tem sido utilizadas sem preparação técnica para receber resíduos. Este procedimento pode inutilizar locais de grande interesse científico, pedagógico e turístico, sem resolver de modo sustentável, o problema do armazenamento de resíduos.





FLORESTAÇÃO, DESFLORESTAÇÃO E AGRICULTURA

O crescimento da vegetação constitui um fator de ocultação de características geológicas de uma dada região, podendo levar à diminuição dos valores científicos e pedagógicos da geodiversidade.

 A desflorestação, por outro lado, pode ter também efeitos permiciosos sobre a geodiversidade, pois, promove a erosão dos solos. Igual efeito verifica-se após a ocorrência de fogos florestais de grandes dimensões.

A agricultura industrializada pode causar um impacte negativo sobre os solos, uma vez que a utilização de máquinas pesada leva à sua erosão e o uso intensivo de adubos e pesticidas pode contaminar as águas superficiais e subterrâneas.



ATIVIDADES MILITARES

O desenvolvimento de atividades militares, quer de treino, quer no âmbito de acções bélicas, ocorre muitas vezes, em zonas sensíveis, tando para a geodiversidade como para a biodiversidade. Novamente a utilização de maquinaria pesada e os bombardeamentos contribuem para o aumento da erosão de solos e a utilização de munições abandonadas no terreno, pode ter um impacte negativo na qualidade dos solos e águas superficiais e subterrâneas.



ATIVIDADES RECREATIVAS E TURÍSTICAS

Os três últimos tipos de ameaças estão de alguma forma relacionadas entre si e fortemente dependentes da atuação dos cidadãos. O aumento crescente das atividades recreativas e turísticas, em especial aquelas que se desenvolvem em ambientes naturais, coloca a geodiversidade e a biodiversidade sob grande pressão. A utilização de veículos todo-o-terreno em locais senssíveis e com solos frágeis, como as dunas ou zonas montanhosas, pode romper o equilíbrio destas estruturas geológicas, promovendo a sua destruição.
Outro tipo de impactes estão associados a equipamentos turísticos. É o caso de construção de campos de golfe em zonas frágeis do ponto de vista dos recursos hídricos.




ESTRATÉGIA DE GEOCONSERVAÇÃO

A Geoconservação tem como objetivo a preservação da diversidade natural (ou geodiversidade) de significativos aspectos e processos geológicos (substrato) e geomorfológicos (forma de paisagem) e de solo, mantendo a evolução natural desses aspectos e processos. (Sharples 2002).

Muitas são as ameaças à geodiversidade, sendo o homem o principal agente modificador e destruidor de elementos geológicos e geomorfológicos da paisagem. Na tentativa de reverter esse quadro de vulnerabilidade têm sido criadas estratégias visando à conservação da geodiversidade: A GEOCONSERVAÇÃO.

A Geoconservação é um ramo de atividade científica que tem como objetivo a caracterização, conservação e gestão do património geológico e processos naturais associados. (BRILHA 2005).

Para proceder a geoconservação é necessário estabelecer algumas estratégias e estas constituem na concretização de uma metodologia de trabalho que visa sistematizar as tarefas de âmbito da conservação do património geológico de uma determinada área. Brilha propõe uma metodologia de trabalho envolvendo seis etapas:

1 - INVENTARIAÇÃO: é o primeiro passo das estratégias de conservação, momentos em que se inventaria geossítios de características excepcionais, identificando, selecionando e caracterizando-os.

2 - QUANTIFICAÇÃO: quando se quantifica o valor e/ou relevância de um geossítio através de crit´rios que consideram as características intrínsecas, o seu uso potencial e o nível de protecção necessário, complementando as informações de de inventariação.

3 - CLASSIFICAÇÃO: depende da legislação nacional pertinente e os geossítios podem ser classificados em geossítios de ambito nacional, regional, local ou municipal.

4 - CONSERVAÇÃO: tem por objetivo de manter a integridade física do geossítio, ao mesmo tempo que assegura a acessibilidade do público.

5 - VALORIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO GEOLÓGICO: a primeira envolve o conjunto de acções e informações para o público entender a valorizar os geossítios, e o segundo compreende a utilização de recursos variados para ampliar a visão geral da sociedade em relação à conservação do património geológico.

6 - MONITORIZAÇÃO: a última etapa para a conclusão da estratégia de geoconservação que visa a definição de acções voltadas à manutenção do geossítio, sendo importante ferramenta de controle e avaliação que irá gerar dados sobre os fatores que interferem na conservação (BRILHA 2005; LIMA 2008).


SISTEMA TRADICIONAL DE GEOCONSERVAÇÃO
OS SOCALCOS

Os Socalcos agrícolas são estruturas que contrariam a natureza dos declives e permitem ao homem desenvolver atividades agrícolas em locais mais inóspitos. Ao mesmo tempo, por facilitarem a infiltração da água das chuvas, previnem o desencadeamento de riscos naturais e favorece a diminuição do declive da vertente e limitar o escoamento superficial, prevenindo a erosão hídrica e outros riscos inerentes.


BIBLIOGRAFIA:

- GALOPIM DE CARVALHO A.M. (1994) - Dinassáurios e a batalha de carenque, Notícias Lisboa, 291P.
- GRAY M. (2004) - Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. John Wiley and Sons, Chi chester, England 434p.

- BRILHA, j, património geológico e geoconservação - a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga: palimage, 2005. 109p.

- LiMA, F:F: de. proposta metodológica para a inventariação do património geológico Brasileiro. 2008.

-
SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE A PROTECÇÃO DO PATRIMÓNIO GEOLÓGICO, 1. , 1991,

- VIEIRA, A.; CUNHA, L.Património geológico - tentativa de sistematização, (200-?).

- http://fottus.com/pessoas/nazismo-100imagens/

- http://pt.scribd.com/doc/7054726/socalcos-poios-ilha-da-Madeira


Sem comentários:

Enviar um comentário