http://www.cogumelolouco.com/as-mais-lindas-cachoeiras-pelo-mundo-25-imagens/
A Biodiversidade, constitui uma grande importancia para o mundo natural, na medida em que é o garante da sobrivivência de todas as espécies de animais e de vegetais. Essa importancia traduz-se em valores associados aos bens e recursos ambientais, que podem ser valores intrínseco, ecológico, genético, social, económico, científico, educacional cultural, recreativo, estético, etc.
As motivações éticas e culturais relacionam-se sobretudo com a nossa consciência e com a nossa identidade biológica enquanto parte integrante da natureza. Devido à forte conexão espiritual entre o homem e a natureza, a existencia de sistemas naturais relativamente intactos revela-se issencial para o bem-estar espiritual das pessoas, sendo inclusivamente conhecidas as qualidades terapêuticas do contacto com a natureza. Por outro lado, a natureza tem sido, desde os primórdios da nossa existencia, a inspiração e a motivação para grande parte da nossa identidade cultural, espiritual e expressão artística.
De entre os serviços diretos prestados pela natureza, destaca-se os alimentos, as matérias primas usadas nas indústrias, os materiais de construções, lubrificantes e grande percentagem de produtos farmacêuticos derivam de compostos de origem vegetal ou animal. Contudo, as capacidades extraordinárias de transformação de compostos por microorganismos, o controlo de pragas agrícolas por predadores e parasitas naturais.
Mas também, no que se refere aos serviços indiretos ou ecológicos o leque é bastante vasto: o oxigénio que respiramos é produzido pelas plantas, e as mesmas constituem o alimento base de todas as cadeias alimentares.
O ciclo da água também depende exclusivamente da biodiversidade; a decomposição e reciclagem da matéria orgânica e a consequente manutenção da fertilidade do solo são feitas por seres vivos; cerca de 1/3 do alimento dos seres vivos depende da polinização pelas abelhas que asseguram a reprodução das plantas; os ecossistemas ajudam na limpeza do ar e da água, fornecem protecção contra inundação e tempestades, podendo ainda influencias regionalmente o clima.
Em relação à Biodiversidade Marinha, podemos destacar a importancia dos recifes de corais. Estes animais dão suporte e abrigo a uma variedade de comunidades marinhos, muitas delas de interesse económico direto, como os peixes, os polvos, as lagostas etc. Além de grande impotancia ecológica, a importancia dos recifes para o homem, direta ou indiretamnte é imensurável: produção de alimentos; protecção da costa; protecção climática; farmacêutico: odontologia; medicina e indústria de cosméticos; lazer etc.
Ressalta-se também a importancia da biodiversidade para o turismo, na medida em que a formação dos diversos ecossistemas existentes se diferencia exatamente pelas comunidades bióticas observadas no meio. Este ecossistema que, na maioria das vezes, influenciará a escolha dos destinos turísticos, uma vez que grande maioria do público alvo do turismo vem de grandes centros urbanos, espaços onde a biodiversidade é diminuta e os ecossistemas naturais, na sua maioria extintos.
http://www.ambiente.maiadigital.pt/
http://www.ncpam.com.br/
REFERENCIAS
- John e Stroup, Richard L. "Escassez de Recursos Naturais"
- David. "porque atribuir um valor à biodiversidade"?
- CAIA, comissão de acompanhamento Ambiental das infraestruturas
de Alqueva (2005). Programa de Gestão Ambiental do EFMA-PGA05. Lisboa
http://www.ambiente.maiadigital.pt/
http://www.ncpam.com.br/
REFERENCIAS
- John e Stroup, Richard L. "Escassez de Recursos Naturais"
- David. "porque atribuir um valor à biodiversidade"?
- CAIA, comissão de acompanhamento Ambiental das infraestruturas
de Alqueva (2005). Programa de Gestão Ambiental do EFMA-PGA05. Lisboa
Caro Eurico
ResponderEliminarObrigado pelo excelente contributo, pelas imagens, pela qualidade plástica, harmonia e bom gosto que a par de uma simplicidade conceitual no que à questão científica refere, transmite também aqui a excelência do que deve ser um blogger, vasto QB, eclético e com quase tudo dito. Porque "nobless oblige", um pequeno apontamento em jeito de crítica construtiva: - porque não referir o valor mensurável, anti intelectual, físico, pecuneário, contudo presente em tudo nesta vida, o vil metal, comparando os valores de alguns elementos da natureza, com outros a que a sociedade valoriza de forma gritante ? E Cheque-Mate, certamente.
Parabéns colega.
Um abraço deste Alentejo Litoral (também único)
Armando Santinhos - Nº 1102695