terça-feira, 27 de março de 2012

Atividade 1 - Conceiitos de Biodiversidade


Paisagem da Ilha Brava
                                 

A questão da biodiversidade, é um assunto preocupante que está cada vez mais presente no quotidiano das pessoas, sendo constantemente veiculada na comunicação social.


Biodiversidade ou diversidade biológica (grego - bios, vida) é a variedade da vida em todos os níveis, desde variações genéticas de uma mesma espécie até os diversos tipos de espécies, géneros, famílias etc. Nesses termos, ela também abrange a variedade dos ecossistemas que inclui tanto as comunidades de organismos em um ou mais habitats quanto às condições físicas em que vivem.
Ao definir biodiversidade, procura-se generalizar os tipos de vida e seus aspectos num mesmo conjunto, causando uma impressão de estabilidade e de imutabilidade. Este tem um fim didáctico mas é importante destacar que a verdadeira essência da vida e de toda a sua diversidade, consiste na incrível capacidade de evoluir continuamente, sempre esforçando para adaptar-se e assim garantir a sua sobrevivência para "usufruir" do acto de viver.

A biodiversidade, refere-se à variedade de vida no Planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

A biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias. Imclui também a variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementariedade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.

O termo diversidade biológica foi criado por Thomas Lovejoy em 1980, ao passo que a palavra biodiversidade foi usada pela primeira vez pelo entomologista E.O. Wilson em 1986, num relatório apresentado ao primeiro Fórum Americano sobre a divesidade biológica, organizado pelo Conselho Nacional de pesquisas dos EUA.

Não há uma definição consensual de Biodiversidade. Uma definição é: "medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade coparativa entre ecossistemas.

Uma outra definição mais desafiante, é "totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região". Esta definição unifica os três níveis tradicionais de diversidade entre seres vivos:
       . diversidade genética - diversidade dos genes de uma espécie;
       . diversidade de espécies - diversidade entre espécies;
       . diversidade, incluindo todos os níveis de variação, desde o genético.

http://www.iambiente.pt/rea99/docs/26biodiv.
http://www.speco.fc.pt/revistaecologia_1pdf
REFERENCIAS
-  Almada C, 2000. O homem medieval e a biodiversidade.
  Lisboa: Museu Bocage.
- Rondelet G, 2002.(1558).Histoire entiére des poissns. Paris:CTHS.
  
 


Sem comentários:

Enviar um comentário